Calculadora de peso de chapas planas de aço para AutoCAD

Não tenho a pretenção de me tornar  um programador,  mas valeu como experiência. Esse aplicativo escrito em Autolisp permite que o cálculo seja feito dentro do AutoCAD.

 “CHAPA” – Calculadora de peso de chapas planas de aço.

Não chega a ser nenhum recurso “primoroso” , muito pelo contrário…  é uma rotina bem simples, com poucas linhas de programação.  Também tenho escrito mais dois programas para cálculo de peso para Tubos Redondos “TUBORED” e Tubos Retangulares “TUBORET” que funcionam de forma similar, porém com interface via Command line.

Clique aqui para baixar o arquivo ZIP.

Para rodar o aplicativo teremos que seguir 3 passos:  Salvar os arquivos, Carregar  e Executar;

Estes são os procedimentos padrões, para carregar este ou outros aplicativos dentro do AutoCAD.

Salvar:  O conteúdo do ZIP (2 arquivos) dentro da pasta do AutoCAD (exemplo: c:\arquivos de programas\autodesk\autocad2007)

Carregar: com o AutoCAD aberto digite  AP  e enter, para executar o comando  Appload.

Na janela Load/Unload applications, no campo  Nome:  digite  chapa e clique em  Load. Perceba na Command line a mensagem :  APPLOAD chapa.lsp successfully loaded. Feche a janela  –  Close.

Executar:  Digite “CHAPA” e enter…

Pronto. Preencha os campos de entrada e clique em CALCULAR.

Para cada arquivo aberto o aplicativo deverá ser novamente Carregado. Se houver o interesse em Carregar automaticamente, deixe um comentário aqui, nesta postagem.

Não poderia deixar de agradecer ao amigo Marcelo Silva  “cracksther”  pela força no fórum CADKLEIN.

Até mais.

11 opiniões sobre “Calculadora de peso de chapas planas de aço para AutoCAD

  1. Boa tarde Alex,
    Por acaso encontrei esse tópico!
    Baixei o programa e dei uma olhada no código, gostaria de sugerir algumas alterações.
    Você cita:
    “;;Este arquivo deverá ser salvo em “ARQUIVO DE PROGRAMAS \ AUTODESK \ AutoCAD…” juntamente com o arquivo chapa.dcl”
    Para facilitar a vida do usuário, no VisualLISP crie um projeto, adicione todos os arquivos .lsp no projeto, depois vá em Make Application -> Make New Application, quando pedir para adicionar os arquivos .lsp, mude para adicionar projeto, adicione seu projeto, na proxima tela, adicione o arquivo .dcl, siga as próximas etapas e compile.
    Isso vai criar um arquivo .vlx, então distribua apenas este arquivo, então o usuário poderá salvar em qualquer lugar no micro, que bastará dar load para funcionar.

    Outra coisa:
    Indico que faça uma verificação dos dados antes de efetuar os calculos, pois se o usuário entrar com letras ao invés de números, seu cad vai travar quando clicar em calcular.

    Você pode fazer o tratamento de diversas formas:
    – a mais simples é simplesmente conferir os dados antes de executar os cálculos

    – Eu prefiro criar uma função ex: (defun isNumber (num key) …) e dentro dessa função fazer a verificação se o campo contém um número.
    Então eu coloco na action de cada campo algo do tipo:
    action = “(isNumber $value \”key\”)”;
    Observe que enviei junto a key do campo, isso para a função isNumber saber qual é o campo em análise, e no caso do texto digitado não ser um númeo, então a função apaga, e mantém o foco no campo.

    Qualquer dúvida coisa estou a disposição.
    Até mais!

    • Olá Marcelo!
      Muito obrigado por visitar meu blog, e principalmente, pelo espírito colaborativo. Agradeço não somente por mim, mas por todos que procuram conhecer e aprender sobre Autolisp.São realmente ótimas dicas. Atualizarei a postagem com as suas modificações sugeridas.Valeu mesmo.
      Espero que você sempre possa comentar meus posts.
      Forte abraço!

  2. parabens pelo blog. Baixei o chapa e aqui funcionou blz no autocad 2002.
    Estou ancioso pra ver as calculadoras de tubos, usarei bastante lá no escritorio. Serão gratuítos também?

    • Fala Solano!
      Estou enviando por e-mail os arquivos do “chapamade” .
      Mas veja bem… o programa considera um peso específico genérico, 800 Kg/m³ – madeiras semi-duras.
      Me avise se você realmente necessita de algo mais preciso, pois poderemos acionar algumas funcionalidades, como seleção da madeira e percentual de umidade.

      Abraço.

  3. e ai alex vital eu te agradeço conseguir no auto cad 2009 e eu tenho interesse em Carregar automaticamenteisso é muito agil na execurção do desnho muito obrigado ,

Deixe um comentário

